A associação UAM- Unidos Ajudamos Mais pretende contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. A UAM está focada nas crianças, jovens, idosos, famílias e comunidades envolventes que estejam num contexto social de exclusão e de risco.
A educação é uma ferramenta para o desenvolvimento humano e social. Privilegiamos o ensino não formal através de actividades lúdico-pedagógicas, formativas e programas de desenvolvimento de competências pessoais e prevenção de comportamentos de risco. Pretendemos desenvolver competências para uma vida mais plena e digna. Propomos contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, conscientes, críticos e participativos com futuros autónomos e sustentáveis.
A UAM surgiu do envolvimento pessoal de Cláudia Ganhão com a ONG “Okutiuka – Ação para a vida”, na sequência de numa Grande Reportagem da SIC, transmitida no dia 12 de janeiro de 2017. Cláudia Ganhão colaborou, como designer gráfica, nessa Grande Reportagem, com a sua amiga e jornalista Susana André. Esse trabalho jornalístisco impulsionou a necessidade de criar um apoio concertado e estruturado que, paralelamente, permitisse, de forma séria e eficaz, colmatar algumas das necessidades daquela associação. Esta foi a inspiração e força de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde dezembro de 2016.
Inspirada pelo forte movimento que conseguiu criar em Portugal na ajuda à Okutiuka, Cláudia Ganhão desafiou um grupo de pessoas que, pelas suas características profissionais e humanas, fariam todo o sentido num projeto desta importância e relevância. Fortemente motivados, juntaram-se na criação da UAM – Unidos Ajudamos Mais, a 6 de novembro de 2017.
Acreditamos ser possível construir um mundo mais humano e equilibrado, tendo como máxima a educação para o desenvolvimento. A UAM parte sempre do respeito pelas características de cada indivíduo para chegar ao coletivo. Com ferramentas educativas adequadas, podemos ajudar a desenvolver competências para uma vida mais plena e digna.
Com base no desenvolvimento sustentável e na defesa dos direitos humanos, pretendemos apoiar crianças e jovens que estejam num contexto social de exclusão e de risco, famílias e comunidades envolventes, através de programas e projetos nas áreas da educação, da cultura, das artes e ofícios, do desporto, da saúde, da alimentação e da higiene, promovendo o civismo, o respeito, a igualdade, a solidariedade e o empreendedorismo.
Queremos contribuir para um mundo mais equilibrado, assente na defesa e promoção dos direitos humanos, na interculturalidade, na igualdade de género, na solidariedade e na educação para o desenvolvimento. Acreditamos estar a contribuir na formação das crianças, jovens e comunidades de modo a assimilar valores fundamentais para o equilíbrio do meio em que se inserem. Pretendemos contribuir para o sucesso do futuro de cada um e de todos.
Apostamos sempre num trabalho de proximidade e parceria com as comunidades e entidades locais, em Portugal e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, respeitando as características e costumes das comunidades, a fim de reforçar objetivos comuns e estabelecer laços de cooperação.
A UAM – Unidos Ajudamos Mais é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado. Tem como objeto social o apoio, criação e desenvolvimento de projetos no âmbito da inclusão social, sócio-económica e ambiental, desenvolvimento sustentável e infraestruturas sociais básicas, apoio humanitário, cultural e desportivo.
Para saber mais informação consulte os Estatutos UAM.